Rede de Pesquisa em Sistema e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais
|
|
A RedeSist celebra em Novembro próximo, dez anos de existência.
Para comemorar esta data, a RedeSist está organizando um Seminário Internacional a ser realizado, no Rio de Janeiro, nos dias 26, 27 e 28 de Novembro no BNDES.
Ao longo desta década, a RedeSist tem se dedicado ao entendimento dos novos requerimentos e formas do desenvolvimento industrial e tecnológico associados à Era do Conhecimento, bem como ao papel, objetivos e instrumentos de políticas tecnológicas e industriais adotadas neste novo contexto internacional.
Tais temas têm sido abordados à luz do conceito de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. |
Além do desenvolvimento de um quadro conceitual e analítico, a RedeSist tem dedicado substancial esforço empírico para a análise de sistemas produtivos locais e de novas políticas para seu desenvolvimento.
Um objetivo central do seminário é realizar um inventário das experiências acumuladas pela Rede, destacando a evolução do debate e das políticas para APLs.
Além deste, o seminário também terá outros dois temas centrais. O primeiro consiste no esforço de ampliação do escopo de análise para além da indústria de transformação e agroindústria, abordando atividades de serviços e culturais sob uma ótica sistêmica.
A segunda área diz respeito ao projeto BRICS. O projeto busca analisar e comparar as diferentes trajetórias e estratégias de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul a partir da perspectiva de sistemas nacionais de inovação. |
|