Experience13n


"Carta da Macro Conferência Regional do Nordeste, para Construção da Nova Política de Desenvolvimento Regional"


O seminário acontece de:  
30/08 a 02/09 de 2016 
 

Local: UFPB/CCSA  

O 1º Seminário do Convênio PLADES, intitulado "O Futuro do Desenvolvimento: O Brasil, o Nordeste e a Estratégia de Arranjos Produtivos Locais" apoia-se na convergência de interesses e intenções de seus promotores: do Governo do estado da Paraíba (Governo-PB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos locais (RedeSist), das instituições regionais de desenvolvimento e do setor produtivo estadual.

A Universidade Federal da Paraíba, institucionalmente comprometida com o desenvolvimento estadual, materializou este compromisso através da iniciativa de um convênio histórico com o Governo da Paraíba, unindo as duas principais instituições públicas do estado na construção de políticas de estado, com horizonte de longo prazo e que permitirão aos arranjos produtivos locais constituírem-se em um eixo estruturador do futuro do desenvolvimento da Paraíba. Este Seminário é o ponto de partida deste projeto cooperativo entre os principais atores institucionais atuantes no estado da Paraíba.

O Governo do estado da Paraíba se coloca como principal promotor deste Seminário, orientado pelo objetivo de construir o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais (PLADES), bem como, articular e propor uma estratégia territorial que integre o Nordeste em uma nova geração de políticas a partir de uma perspectiva sistêmica. Alinharam-se estrategicamente neste sentido as diversas secretarias estaduais, capitaneadas pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria da Casa Civil e Secretaria de Agricultura e Pesca (SEDAP). Esse balanço dos arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais soma-se às atuais orientações do governo da Paraíba de integração de políticas, projetos e ações de desenvolvimento territorial, e ao mesmo tempo, visando a sua ampliação e fortalecimento.

Para a Redesist, articulada localmente ao Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresas/NETE do Departamento de Economia da UFPB, o interesse localiza-se em torno da reflexão da metodologia de ASPILs e de suas políticas em andamento no País, em seus vinte anos de existência. Soma-se a esses interesses, a necessidade de realização de um balanço das pesquisas e ações de desenvolvimento com foco em ASPILs na Região Nordeste, propiciando a reflexão e o aprendizado institucional voltados à constituição de uma maior integração regional desta rede de pesquisas.

O setor produtivo do estado da Paraíba, representado por suas associações de classe (FIEP, FECOMERCIO, FEAPA e SEBRAE-PB) mobilizou-se de forma firme e decidida no apoio a esta iniciativa, partilhando suas sugestões, orientando com suas propostas e iniciativas, e difundindo projetos e ações na promoção do desenvolvimento produtivo estadual. Da mesma forma, as Instituições Públicas de Ensino Superior presentes no estado da Paraíba (UFCG, IFPB e UEPB) iniciam, a partir deste Seminário, uma articulação interinstitucional de escala e escopo inéditos, comprometendo-se com o alinhamento estratégico de suas ações em ensino, pesquisa e extensão com foco no desenvolvimento econômico, social e cultural, sustentável, do território paraibano

Convergente ao acima exposto estão os interesses e objetivos das agências de desenvolvimento do Nordeste e de governos estaduais (por meio de seus Núcleos de Apoio aos APLs) na realização de um balanço das pesquisas, estudos e ações de desenvolvimento desses arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais. Cooperam neste sentido e no apoio a este Seminário, por sua natureza e missões institucionais: a SUDENE, o BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, os NEAPLs dos estados do Nordeste,o Obserne/CNBB NE II e outras instituições de promoção do desenvolvimento territorial. Para todas estas instituições, o Seminário contempla os seus objetivos de ampliação de oportunidades e espaços formativos e informativos de análises conjunturais de andamento da crise global, suas repercussões no País e na Região, possibilitando a construção de um novo conjunto de proposições articuladas para o desenvolvimento regional e a orientação de seus programas e ações de alcance social e econômico.

Espera-se que o encontro atenda aos diferentes objetivos e interesses, entretanto convergentes, de seus promotores e parceiros, tendo como resultado a celebração de Protocolos de Intenções cujo eixo seja a construção e implementação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos locais no Estado da Paraíba e na Região.

A Paraíba não somente sedia o Encontro, mas presta o apoio material para sua realização através do Governo Ricardo Coutinho, ao mesmo tempo em que antecipa seus agradecimentos a todos os parceiros que colaboraram na sua realização. 
Realização
 
gov pb

logo-ufpb
‾‾‾‾‾‾‾‾‾‾
Organização
 
logo napl-pb
 
NETE

redesist ie

‾‾ 
Apoio/Parceiros

sudene

sebrae AZUL

senar

fecomercio

fiep

ufcg

inst federal

uepb

obser ne