Dentro de um amplo conjunto das transformações, emergem duas de relevância central para o projeto aqui proposto.
A primeira refere-se à consideração de que o próprio processo de desenvolvimento econômico vem sendo influenciado de forma significativa pelas importantes mudanças vividas nas duas últimas décadas.
Assim, destaca-se a conclusão mais ou menos consensual de que, na Era do Conhecimento, o acirramento da competição, a emergência do paradigma das tecnologias de informação e comunicações (TIC) e a aceleração do processo de globalização têm apresentado um impacto significativo sobre a forma como se realiza o desenvolvimento industrial e tecnológico.
Nosso interesse particular consiste em caracterizar e analisar como essas transformações vêm afetando as capacitações nacionais e locais, tanto produtivas quanto inovativas.
A segunda, também de relevância central para o projeto de pesquisa proposto, relaciona-se ao reconhecimento de que, como reflexo das atuais mudanças, formulam-se novas exigências de políticas para o desenvolvimento industrial e inovativo, assim como estão sendo revistas as próprias concepções de Estado-nação e formas de intervenção.