O projeto de pesquisa "Arranjos e Sistemas Produtivos Locais e as Novas Políticas de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico", foi financiado pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, OEA - Organização dos Estados Americanos e apoiada pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Esse projeto de pesquisa resultou da necessidade de investigar em detalhe um conjunto de questões interrelacionadas, as quais têm despertado interesse no âmbito tanto acadêmico quanto político-institucional.
Existe um reconhecimento de que o cenário mundial sofreu significativas transformações na década dos 80, envolvendo aspectos e dimensões políticas, produtivas, tecnológicas, organizacionais, informacionais, comerciais e financeiras, institucionais, culturais, sociais etc, que se relacionam de maneira dinâmica.
A aceleração dos processos de liberalização econômica, (r)evolução tecnológica, assim como a crescente competição e globalização são manifestações mais visíveis de tais transformações ao nível da economia mundial.
Reconhece-se também que as mudanças associadas à conformação da nova ordem mundial vêm implicando em importantes readaptações e reestruturações.