Observatório de Políticas Estratégicas
de Produção e Inovação no Brasil
Para as sociedades atuais que reconhecem o valor do conhecimento e do aprendizado, as políticas de inovação são um componente central dos programas nacionais de desenvolvimento produtivo. O Brasil não é a exceção neste aspecto e desde 2003 tem definido e implementado diferentes políticas de inovação. O Observatório de Políticas Estratégicas de Produção e Inovação no Brasil procura analisar as recentes políticas para desenvolvimento científico, tecnológico e produtivo.
Este projeto segue a abordagem dos Sistemas de Inovação com o intuito de estudar como as políticas de inovação se articulam com as trajetórias produtivas, as capacidades de geração de conhecimento e a sua relação com as necessidades tecnológicas locais e os objetivos nacionais de desenvolvimento.
A abordagem escolhida permite analisar a integração sistêmica entre os processos de inovação e as políticas que visam impulsiona-la, em relação às capacidades, oportunidades e necessidades nacionais. Apesar de a atual política brasileira de C&T estar vinculada à promoção da inovação como alavanca do desenvolvimento nacional no sentido de criar condições que viabilizem a articulação da política de C&T com a política industrial, muito há ainda no que avançar.
Os desafios principais são o de se ultrapassar o caráter restrito e ofertante das propostas usuais das políticas e avançar na integração, coordenação e avaliação dos agentes, ações e instrumentos, a partir de uma abordagem sistêmica.