Áreas Estratégicas
O Observatório de Políticas Estratégicas de Produção e Inovação no Brasil tem por objetivo analisar, avaliar e acompanhar as políticas de desenvolvimento industrial e de desenvolvimento científico e tecnológico. As áreas consideradas estratégicas por esse projeto são prioritariamente aqueles as quais se enquadram na Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP - como "Programas Mobilizadores em Áreas Estratégicas".
Essas são atividades econômicas que possuem características destacadas na fronteira do conhecimento e muitas delas são transversais ao sistema econômico e/ou tem grande impacto no processo de geração de eficiência energética.
As áreas são Biotecnologia, Nanotecnologia, Complexo da Defesa, Complexo industrial da Saúde, Tecnologias de Informação e Telecomunicação, Energia renovável. Algumas dessas áreas já eram destacadas na Política de Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior - PITCE - como "Portadoras do Futuro" onde se destacava Biotecnologia, Nanotecnologia e Energia Renovável.
A seguir será apresentada a definição que será utilizada para cada uma das áreas pertencentes ao Observatório, no intuito de se ter um referencial analítico sobre essas.