Projeto:
Rotas de Integração Nacional
Com o intuito de contribuir para a concretização dos objetivos da PNDR, o MI desenvolveu o projeto Rotas de Integração Nacional, cujo objetivo maior é promover a estruturação produtiva e a integração econômica das regiões menos desenvolvidas do país aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento.
As Rotas de Integração Nacional são redes de Arranjos Produtivos Locais - APLs - setorialmente interligados que promovem a inovação, a diferenciação, competitividade e lucratividade dos empreendimentos associados, mediante o aproveitamento das sinergias coletivas e a ação convergente das agências de fomento, contribuindo assim para o desenvolvimento regional.
A iniciativa das Rotas de Integração Nacional busca criar consistência e complexidade nos APLs identificados, por meio da aproximação e envolvimento dos atores relevantes de modo a equacionar os gargalos da cadeia produtiva priorizada, seja no subsistema Insumos, Produção, Processamento ou Comercialização. Também podem ser apoiadas questões transversais, associadas à dotação de infraestrutura (energia, transportes e telecomunicações), mecanismos de financiamento (fundos regionais e incentivos fiscais) e fortalecimento do capital social (associativismo e cooperativismo).
A identificação das rotas prioritárias para cada região do país constitui uma contribuição de primeira importância para que o MI possa direcionar, de forma planejada e estruturada, seu apoio, maximizando os potenciais benefícios em termos da promoção de desenvolvimento regional.
Financiador: Ministério da Integração Nacional