Formatação de Artigo para submissão à Texto de Discussão RedeSist


I) Estrutura
título, identificação dos autores, resumo, introdução (de que constam tema, problema, justificativa, marco teórico e objetivo(s)), material e método, resultados e discussão, conclusão e referências. Se for o caso, devem-se incluir ANEXOS e/ou APÊNDICES.


II) Formatação
Digitar em uma única coluna;· Utilizar folha A4, formato retrato
Fonte: Times New Roman;
Tamanho da fonte: Título - 14 pt
Subtítulos e corpo do texto - 12 pt
Resumo - 11 pt
Tabelas e figuras (legendas): 10 pt


III) Citações
com mais de três linhas - 10 pt, com recuo de 4 cm da margem esquerda.
Margens: esquerda e superior: 3 cm / direita e inferior: 2,0 cm (não incluir molduras).
Incluir número de páginas (com exceção da primeira) na margem inferior, à direita.


IV) Título
Apresentar o título centralizado no topo da página em letra maiúscula e negrito


V) AUTORES e INSTITUIÇÃO
Separar os nomes por vírgula, centralizando-os;
Escrever por extenso, pelo menos, o nome inicial e o sobrenome final;
Indicar o nome do Programa e da Instituição, em itálico / centralizado.


VI) Resumo (Abstract) e Palavras-Chave
Digitar a palavra Resumo em negrito e itálico, sem recuo, seguido de ponto final e, na mesma linha, o corpo do texto sem negrito, com alinhamento justificado, em um único parágrafo e com no máximo 250 palavras;
Digitar Palavras-chave, com alinhamento à esquerda, em negrito, sem recuo, seguido de dois pontos. Digitar de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto, com somente a primeira letra de cada uma delas em maiúscula.


VII) Espaçamento
Inserir uma linha em branco com espaçamento simples (12 pt) antes
dos nomes dos autores,do nome da Instituição e das palavras-chave.


Inserir duas linhas em branco com espaçamento simples (12 pt) antes
do resumo, do início do texto e de cada subitem;


Usar espaçamento 1,5 e alinhamento justificado para os parágrafos do texto, marcados com recuo de 1,5. Entre os parágrafos, não inserir linha em branco.

VIII) Referências
Listar as referências em ordem alfabética no final do trabalho; Elaborar as referências de acordo com a ABNT NBR 6023;
Usar espaço simples em cada referência e mais um espaço para separá-las entre si.

Informações após as referências (se  houver)
 ANEXO(S)
 APÊNDICE
Obs: Anexos e apêndices devem ser identificados com letras maiúscula: ANEXO A, ANEXO B, APÊNDICE A, APÊNDICE B.


IX) Citações
Adotar o sistema autor-data, de acordo com a ABNT NBR 10520.


X) Abreviaturas e Siglas
Mencionada pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a abreviatura ou a sigla colocada entre parênteses. Depois, a referência pode ser feita apenas pela sigla.
Exemplos:
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP)


XI) Ilustrações
As figuras – desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, quadros, mapas, plantas, etc. – devem ser identificadas na parte superior, precedidas de palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, e de seu título ou legenda explicativa. Além disso, as figuras devem ser seguidas da indicação da fonte.

Exemplo:
      Figura 1- Resultados do SARESP 2014.
                  <FIGURA AQUI>
      Fonte:


XII) Tabelas e Quadros
As tabelas devem ser designadas, numeradas e legendadas na parte superior; a fonte deve ser indicada na parte inferior;