Territorialização do Complexo Econômico-Industrial da Saúde: aproximação metodológica da análise do CEIS a partir dos Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais


Diante do objetivo de se avançar na geração de modelos capazes de captar e compreender as novas formas e estratégias de desenvolvimento industrial e tecnológico, entendeu-se ser necessário realizar, em um primeiro momento, um diagnóstico da dinâmica territorial e local do CEIS. Uma vez que o Complexo é composto de persos setores intensivos em conhecimento, tecnologia e inovação, concluiu-se que seria necessário uma abordagem metodológica adequada para esta característica.

A partir da metodologia desenvolvida pela RedeSist, foi definido um conjunto de atividades e produtos capazes de subsidiar a convergência entre as abordagens de Complexo Econômico-Industrial da Saúde e de Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais. Uma abordagem metodológica adequada facilita a formulação de uma política de produção e inovação em saúde utilizando as potencialidades e possibilidades abertas pelas especificidades regionais e locais. Adicionalmente, possibilita a sistematização de iniciativas bem sucedidas e a formação de uma base de inteligência coletiva, uma vez que permite mapear e avaliar persas oportunidades para o desenvolvimento do CEIS.

Portanto, nessa primeira fase foi promovido um seminário/workshop para avançar na aproximação metodológica citada e duas notas técnicas, uma para consolidação da análise de sistemas de produção e inovação locais em saúde e outra para discutir o conceito de Complexo Econômico-Industrial da Saúde no interior do Sistema Nacional de Inovação em Saúde (SNIS). É interessante ressaltar que a metodologia desenvolvida vem sendo aplicada na Fase II no estudo de caso de cinco ASPILs.

Para acessar os resultados desta fase do projeto clique aqui